Você, alguma vez, já ganhou mesada?
Sei que nem todo mundo já ganhou mesada na vida. Eu nunca ganhei. No entanto, ela é muito importante para estimular a educação financeira o quanto antes para a criança. O ideal é começar de 5 anos em diante.
As vantagens da mesada são que além de comprometer pouco do seu orçamento familiar, seus filhos tendem a poupar mais os pais de comprarem coisas, ou seja, diminui um pouco o pedir algo toda hora pois começam a aprender a usar o dinheiro com um maior senso de responsabilidade.
Acredito que você pai ou mãe, quando ver seu filho(a) guardando dinheiro, começando a se comprometer, dê pequenas recompensas para ele(a), por exemplo: ajudá-los em uma compra mais cara como de um celular, vídeo game e etc. Também incentive-o neste novo comportamento dele, faça desse momento um vínculo familiar , um tempo para vocês pais e filhos, se interesse em saber quanto ele tem, como ele fez para guardar o dinheiro e elogie-o sempre. Elogio é o maior incentivo para qualquer um, até para nós adultos é algo que nos motiva muito. Uma coisa legal é dar-lhe uma carteira, ver o super-herói que ele gosta, ou a boneca que sua filha gosta para guardar seu dinheiro, pode ser um cofre, mas com minha filha funcionou mais a carteira que o cofre. Você também pode incentivá-lo a colocar em algum investimento.
Muitos avós, tio(a)s e pais gostam de dar dinheiro como presente. Imagine se no nosso ensino básico, nossa professora tivesse nos ensinado o seguinte: se você pegasse aquele 1 dinheiro que ganhou dos seus pais e guardasse ou poupasse (explicando o que é poupar para criança) na caixinha chamada investimentos, no final de um mês teria criado mais dinheirinho para você, ele teria dado filhotes. Pela curiosidade das crianças eles iriam querer pagar para ver os filhotes nascendo. De repente você mostra para ele que foi guardado R$10,00 e aparece, no final de 1 mês, R$10,20 com certeza ele ficará muito animado para guardar mais.
Infelizmente, como não aprendemos a fazer isso, criamos uma juventude consumista, influenciada pelo status e propaganda sobre estilos de vida, que levam a dívidas, imediatismos e a uma satisfação momentânea.
O melhor que agora você pode decidir sobre sua vida financeira e de sua família para que tenha uma excelente saúde financeira. Você pode, hoje, fazer e estudar o que gosta, ter o controle da sua vida e agir em direção aos seus sonhos.
Estimule seus filhos a poupar parte da mesada ou qualquer dinheiro que eles ganham, pelo o menos de 20% a 30%, agindo assim você estará incentivando-o a ser um adulto com muito mais objetivo, sabendo lidar com estratégias, além de prepará-lo para administrar de uma forma saudável seu salário ou sua renda quando se tornar uma pessoa adulta.
Incentive sempre sua família a falar sobre dinheiro, educação financeira, gastos e ganhos. Isso tem que ser algo comum na sua vida familiar. Com certeza, seu futuro financeiro irá AGRADECER.
Hilton Nascimento
Mentor Financeiro e Mestre em Coaching