Tudo que é preciso saber para investir sem medo no TESOURO DIRETO.
O que é?
Tesouro direto é um programa de compra e venda de títulos federais. É uma plataforma online onde se negocia títulos públicos.
Quando se entra no site do Tesouro Direto é apresentado algumas cifras como 0,01 ou + 0,01. Fique tranquilo! Elas não representam o valor do rendimento e sim o ÁGIO que está sendo negociado o papel. Vou exemplificar:
Se a taxa for negativa – 0,01% – Significa que o título está sendo negociado com ágio de – 0,01 da Selic ( Taxa de Juros de Referência)
Se a taxa for positiva 0,01% – Significa que o título está sendo negociado com ágio de 0,01. O investidor receberá a Selic acrescido de 0,01 por cento.
O que são títulos públicos?
São títulos emitidos pelo Governo Federal para seu financiamento. É como você estivesse emprestando para o Governo e ele, em determinada data, lhe devolverá o dinheiro com juros. Somente o Governo Federal pode emitir este títulos.
Como acessar?
O acesso ao Tesouro Direto é feito pela internet e precisa de uma corretora de valores, que a vontade dela, pode cobrar ou não pelo serviço.
Neste contexto os títulos públicos são investimentos de Renda Fixa, como o CDB, a poupança e fundos de investimentos em renda fixa.
A rentabilidade é oferecida na hora da compra e é a que será recebido pelos investidores.
Remuneração:
A remuneração é pela taxa básica de juros a SELIC. Como a Selic pode variar conforme perspectivas futuras do Governo a remuneração do Tesouro direto também pode sofrer variação.
Podem ser Pré-fixados e Pós-fixados:
Pré-fixados – São pré fixados por que na hora da compra já se sabe a rentabilidade que irá ganhar. O Governo dá um prêmio que é um percentual extra porque ele prefere pegar juros pré-fixados do que pós-fixados porque ele tem ideia de quanto irá pagar. Alguns pagam juros semestrais que são chamados de Cupons.
LTN S – Não faz pagamentos intermediários e podem ser em prazo mais curto.
NTN-Fs – Pagam juros semestrais em 1 de janeiro e 1 de julho. No vencimento devorem o principal mais o restante da rentabilidade.
Pós-fixados – Investimento com menor risco do país. Remuneração atrelada a Selic. Ótimo para investidores com perfil conservador. Melhor em muito que a caderneta de poupança.
LFT – Pagamento de juros no vencimento do título. Baixo risco.
Pós-fixados indexados a inflação – Alguns seguem o índice IPCA e outros IGP-M.
Tesouro IPCA + ( NTN-B Principal ) – Juros no vencimento junto com a devolução do capital,
Tesouro IPCA + juros semestrais (NTN-B) – Paga juros semestrais (cupom) sempre em 15 de fevereiro e 15 de agosto de cada ano.
Este dois títulos seguem o IPCA que é o índice oficial da inflação.
Tesouro + IGP-M + Juros semestrais (NTN-Cs) – Segue o IGP-M que é o índice geralmente usado nos alugueis.
Para você ter uma ideia o Tesouro Direto com vencimento para 2023 teve uma rentabilidade de um pouco mais de 15%.
Remuneração dos pós fixados indexados a inflação : Taxa de juros prefixado anual +
o índice da inflação que irá corrigir. Isso significa que nós investidores iremos receber uma taxa de juros acima da inflação. Permite também renda semestral com os cupons.
São indicados para quem deseja garantir a rentabilidade superior da inflação. Ótimo para poupança de longo prazo por manterem seu poder de compra.
Riscos do Tesouro Direto:
Pequeno risco de crédito do país e consequentemente um pequeno risco de calote.
Liquidez:
Liquidez no vencimento, porém, podem ser vendidos antes a preço de mercado. Convém olhar se vale a pena.
Agora você está apto a ir na corretora do seu banco e comprar Tesouro Direto. Vale a pena.
Esta no forno na fase de edição um curso online falando sem segredo como os milionários investem seu dinheiro. Além de Tesouro Direto, explico tudo sobre como aplicar em ações, Fundos de Investimentos, Alocação de Ativos, diversificação, Fundos Imobiliários e etc…
Hilton Nascimento
Mentor e Master Coaching Financeiro.