Infidelidade Financeira
Você sabe o quanto seu companheiro(a) ganha ou gasta por mês?
A maioria dos casais conhecem pouco sobre a situação financeira do seu parceiro(a). Isso não é bom!
Quando nos comprometemos em um relacionamento acreditamos que ele será sólido, baseado na transparência, na honestidade e com objetivos comuns. Porém, como a vida é dinâmica, acontecerão alguns imprevistos que poderão desviar os casais da sua jornada como pequenas mentirinhas financeiras que quebrarão a confiança e a credibilidade entre parceiros gerando a INFIDELIDADE FINANCEIRA.
A Infidelidade Financeira tem efeitos, às vezes, irreversíveis e destruidores pois atrapalha o planejamento financeiro e de vida do casal , colocando em risco seu casamento. Quando casamos, trazemos conosco todas as vivências e experiências, tanto boas quanto ruins em relação ao dinheiro, coisas que aprendemos com nossos pais e com nosso comportamento financeiro. São duas bases financeiras diferentes: são crenças e valores de pessoas diferentes se aliando e se juntando criando uma terceira base financeira em conjunto.
Como e quando acontece a Infidelidade Financeira?
Isso acontece quando um dos parceiros esconde informações financeiras do outro; faz compras sem avisar podendo comprometer o orçamento da família, piorando ainda mais a situação quando se estoura o limite do cartão de crédito ou do cheque especial; empresta dinheiro para amigos ou família sem falar com seu cônjuge e quando se oculta o estado financeiro, tanto se estiver endividado ou se tiver dinheiro guardado. Acontece, também, quando se ganha um bônus da empresa e até, isso eu já presenciei, quando um deles fica desempregado e não se fala nada com seu parceiro(a).
A origem disso, geralmente, é a falta diálogo entre os casais. Sabemos que no casamento nem sempre iremos falar de tudo até por causa do nosso dia a dia: trabalho, filhos, estudos; são muitos prazeres e obrigações. No entanto, quando este comportamento for corriqueiro e constante, fique atento! Ele pode quebrar a confiança que você tem pelo seu cônjuge e assim o seu relacionamento vai embora.
Criem uma cumplicidade maior, uma sintonia em relação aos assuntos financeiros.
Sejam transparentes um com o outro. Crie um limite que cada um pode gastar sem precisar avisar ao seu parceiro(a). Converse sobre dinheiro, sobre seus sonhos de consumo, frustrações e sobre os planos familiares com sua esposa ou com seu marido. Compartilhe sua vida financeira com seu cônjuge que seu casamento será ainda muito mais forte e feliz.
Hilton Nascimento
Mentor e Master Coach Financeiro.